quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Livro do Mês

Um Fio de Fumo nos Confins do Mar

de Alice Vieira

Este é um livro que, para muitos de vocês, dispensa apresentações.

Efectivamente, de acordo com o GE (Gabinete de Estatística) do nosso blogue, este foi o livro mais lido durante o mês de Outubro pelos alunos do 9º ano.

Por isso, poderão falar-nos à vontade das aventuras e desventuras em que as suas personagens se envolvem.

Falem-nos de Mina, uma adolescente como todos vós, da mãe, parecida com tantas outras mães, do namorado, Crispim... Falem-nos de Mlle Nadine Fabre, personagem singular e não sei se semelhante a tantas outras demoiselles... Da ida à estação de televisão, àquele programa tão na moda... Falem-nos das esperanças e desalentos das personagens... Falem-nos de tudo o que quiserem!

Bons comentários!

10 comentários:

  1. Maria Inês Oliveira 9A13 de novembro de 2010 às 12:59

    Este é um livro interessante… Na minha opinião, este livro mostra-nos muitos pontos diferentes dos quais podemos tirar algumas conclusões para aplicar no nosso dia-a-dia. A história contida dentro deste livro mostrou-me o quanto é preciso termos alguém ao nosso lado que nos apoie nos bons e nos maus momentos … Mas, por outro lado, mostrou-me como algumas pessoas são muito importantes para nós e outras completamente insignificantes…

    ResponderEliminar
  2. Andreia Oliveira, 8ºA11 de dezembro de 2010 às 19:56

    Apesar de não ter ainda lido este livro, achei-o interessante quando vi a capa e li o comentário. O que me fascinou foi o tema ter a ver com o mar, pois eu adoro o mar.

    ResponderEliminar
  3. Susana Ribeiro, nº 28, 8ºA11 de dezembro de 2010 às 19:58

    Não li o livro, mas confesso que fiquei curiosa, pois a ilustração é apelativa. O livro parece ter um lado "misterioso"! Pelo que a Prof. Madalena escreveu (pequeno resumo) e pelo que a minha colega Inês me contou, acho que deve ser um livro intrigante. Como se costuma dizer: fiquei com a pulga atrás da orelha. Espero poder vir a ler este livro.

    ResponderEliminar
  4. Professora, ainda não li "Um fio de fumo nos confins do mar", apesar de o ter. Vou lê-lo, mas neste momento estou a ler outro livro. Anteriormente, li vários livros de Maria Teresa Gonzalez, autora de que gosto muito. Também li, há pouco tempo, "Um lugar mágica ou como salvar a Natureza" de Susana Tamaro, mas este livro não existe na biblioteca da escola. Até um próximo comentário!

    ResponderEliminar
  5. Cátia Fernandes, nº 4, 8ºA11 de dezembro de 2010 às 20:08

    Apesar de ainda não ter o livro "Um fio de fumo nos confins do mar", achei a imagem da capa e o título curiosos, porque apelam à leitura.

    ResponderEliminar
  6. Jéssica Oliveira, nº11, 8ºA11 de dezembro de 2010 às 20:09

    Eu ainda não li este livro, porque neste momento estou a ler "Um sonho numa noite de Verão". Pela capa, achei que deve valer a pena lê-lo; o título é interessante, pois sempre gostei do mar. Quando acabar o livro que estou a ler, vou ler "Um fio de fumo nos confins do mar".

    ResponderEliminar
  7. Vou ser sincero: este tipo de livros não me são muito apelativos. No entanto, pelo que li nos comentários, este livro tem uma moral e a mesma vai acompanhar-nos até ao fim das nossas vidas.

    ResponderEliminar
  8. Já tinha lido o livro há algum tempo e achei-o interessante, mas nada de especial. Apesar disso, fala-nos a ignorância de algumas pessoas para com outras, bem como sobre a força de vontade e esperança. Na minha opinião, o que leva o leitor a ler o livro até ao fim é o facto de despertar curiosidade em saber se a Guilhermina encontrará ou não a sua avó, viscondessa. Acho que não é dos melhores livros que a Alice Vieira escreveu. A história é original, principalmente a ideia da estação de televisão para encontrar pessoas. A minha personagem preferida é o Crispim porque adora cinema e tudo o que com ele está relacionado; também sente um verdadeiro amor por Cacilda.

    ResponderEliminar
  9. Gostava de ter lido o livro, porém não arranjei forma mas acho que o título do livro e a imagem estão bem relacionadas, e pelo resumo parece ser uma história interessante para pessoas com a nossa idade

    ResponderEliminar
  10. Ainda não li o livro, pois este não se encontra nas instalações da biblioteca. Assim que puder, vou lê-lo, pois pelo seu aspecto parece ser interessante. O título desperta a curiosidade e é muito apelativo. Jéssica Elaerts, 8ºA

    ResponderEliminar