terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Livro do mês


      "Assim começou Ulisses:«Sou Ulisses, filho de Laertes, Ulisses, conhecido dos homens pelas suas astúcias e façanhas, e cuja glória voa até ao céu. Minha terra é Ítaca, a ilha do clima suave. Nela morava em palácio erguido como ninho de águias, à sombra do monte Neritos, todo coberto de espessas florestas. 
      Rodeiam essa ilha outras ilhas também habitadas(...) A minha é de rocha dura, mas nela habitam moços belos e fortes, e nenhuma para mim é tão doce e terna. Nem na gruta opulenta de Calipso me senti melhor e mais contente do que em Ítaca, a maravilhosa. É a minha Pátria, o meu berço. Nada vale mais do que a nossa bem-amada Pátria e a casa, o abrigo e o abraço da nossa família... 
     Mas já que assim o queres, Alcino, vou-te contar o que me sucedeu desde que regressei de Tróia, com os fiéis companheiros que, depois, os naufrágios e os desastres me roubaram.» "

A Odisseia, adap. de João de Barros,
Lisboa, Sá da Costa


5 comentários:

  1. Guilherme Oliveira 7ºA11 de fevereiro de 2012 às 17:46

    Li este livro e achei-o bastante interessante, principalmente porque na disciplina de História estamos a estudar a Grécia Antiga, que é onde se passa o enredo deste livro. Aconselho a sua leitura, pois adquiri muitos conhecimentos e também fiquei curioso relativamente a outros que pesquisei.

    ResponderEliminar
  2. Li este livro pois íamos estudá-lo em Língua Portuguesa, mas a obrigação não fez com que eu o achasse mau, até pelo contrário, achei o livro deveras cativante. Este livro é mais uma forma de aprendermos sobre o quotidiano dos nossos antepassados e as suas crenças. Gostei muito principalmente porque falava muito da Grécia, um dos meus países preferidos. A adaptação é muito boa, recomendo a todas as pessoas.

    Susana 7ºA

    ResponderEliminar
  3. "A odisseia" é um livro interessante e que eu gostei muito de ler.
    Por vezes apareceram palavras que eu desconhecia, mas depois de procurar o seu significado percebi a ideia que o autor tencionava transmitir aos leitores. Lá por a história ter um linguagem pouco comum, não deixa de ser um livro entusiasmante.

    Mónica Barbosa nº26
    7ºA

    ResponderEliminar
  4. Já li este livro, pois estamos a estudar na aula de Português e para a ficha de leitura obrigatória...
    Achei-o interessante, não +e dos meus livros preferidos mas gostei!

    Margarida
    Nº: 19
    Turma: 7ºA

    ResponderEliminar
  5. O livro fala de uma história comovente, pois Ulisses passa muitos anos sem ver a família e sente muitas saudades dela, mas ao mesmo tempo fala de uma história à base da imaginação. Nós já lemos este livro e achamos-lo muito interessante.

    Márcia Nº 18
    Mª Inês nº 20
    7ºA

    ResponderEliminar