domingo, 20 de novembro de 2011

Livro do Mês




O Cavaleiro da Dinamarca é um livro de Sophia de Mello Breyner Andresen, editado em Portugal em 1964.
A obra conta a história de um homem (cavaleiro) que vivia com a sua família numa floresta da Dinamarca, no Norte da Europa. Numa noite de Natal, durante a ceia, quando todos estavam reunidos à volta da mesa, a comer e a contar histórias, comunicou-lhes que iria partir em peregrinação à Terra Santa, para orar na gruta onde Jesus de Nazaré tinha nascido e que, portanto, dessa noite a um ano não estaria com eles prometendo que, dessa noite a dois anos, estariam juntos de novo.
Na Primavera seguinte, partiu e, levado por bons ventos, chegou muito antes do Natal às costas da Palestina, onde visitou todos os locais sagrados relacionados com a vida de Jesus.”

17 comentários:

  1. Daniela Costa nº7 9ºC4 de dezembro de 2010 às 17:57

    Nunca cheguei a ler este livro, mas parece-me interessante.
    Vou tentar lê-lo quando o 1ºperíodo acabar, visto que esta a chegar o Natal e o livro fala dele. Acho que vou gostar dele, pois costumo gostar dos livros de Sophia de Mello Breyner Andresen.

    ResponderEliminar
  2. Já tive a oportunidade de ler o livro. Foi, na realidade um dos primeiros livros que li. Embora já não me lembre muito do conteúdo, foi um livro marcante na minha história de leitura. Aconselho a lê-lo, não só os mais novos, mas também os mais velhos, pois é divertido e de simples leitura e uma das histórias mais marcantes na história da literatura portuguesa para crianças.

    ResponderEliminar
  3. Luis Almeida Nº15 9ºC7 de dezembro de 2010 às 11:24

    Já tive a oportunidade de ler este livro, aliás foi um dos primeiros livros que eu li para o trabalho do PIL.
    É um livro simples, fascinante e com um vocabulário muito acessivel.
    Aconselho toda a gente a ler este livro tanto os mais jovens como os mais graúdos.

    ResponderEliminar
  4. Já li este livro e achei muito interessante e muito simples de ler.
    Aconselho toda a gente a le-lo

    ResponderEliminar
  5. Já li este livro e posso, com toda a certeza, dizer que é o livro ideal para se ler no Natal. "O cavaleiro da Dinamarca" é o tipo de livro que se lê em pequenino mas que nos marca para o resto da vida.
    Com uma história bonita, simples e de espírito natalício é com certeza uma grande obra de Sophia de Mello Breyner que aconselho a todos para lerem este Natal.

    ResponderEliminar
  6. Li este livro há cerca de dois anos e, sinceramente achei esta história interessante, pelo que até me marcou. Sei que é uma narrativa infanto-juvenil de Natal, da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen. Proponho a leitura deste livro a quem apreciar contos de Natal, porque esta história tem um toque diferente e até mais natalício, na minha opinião. É, de facto, uma boa escolha para o livro do mês.

    ResponderEliminar
  7. Apesar de já ter lido este livro quando era mais nova, este foi-me sugerido pela minha prof. de português, para a realização de uma ficha de leitura. Esta obra conta uma história de Natal, bastante bonita e interessante, que nos faz reflectir sobre a importância da época Natalícia. Sugiro a leitura do livro a pessoas de todas as idades.

    ResponderEliminar
  8. Catarina Tavares nº 6 7ºA11 de janeiro de 2011 às 21:22

    Também já li o livro. Realmente o conteúdo é interessante, mas, pelo menos para mim, acho que é uma obra muito maçadora e com pouca acção. A mensagem é muito bonita, não só por ser relaccionada com o Natal, mas também porque nos incentiva a esperar. Por outro lado, acho que o vocabulário é simples e bastante acessivo, pelo que não é muito difícil lê-lo.

    ResponderEliminar
  9. Álvaro Magalhães 7ºA17 de janeiro de 2011 às 20:00

    Eu já tive de ler este livro para elaborar um trabalho escolar. Achei uma história interessante e engraçada, apesar da sua autora, Sophia de Mello Breyner, ter podido tirar um melhor proveito dela. Contudo, de facto, é uma obra que retrata uma época festiva - o Natal – que, para quem tem crenças religiosas, ao lê-lo pela primeira vez nos pode tocar a nível emocional.

    Já agora aconselho este livro a todas as pessoas.

    ResponderEliminar
  10. Eu achei este livro muito interessante, pois fala-nos de um cavaleiro aventureiro que tem de lutar contra todos os contratempos para chegar à sua terra natal, a tempo de celebrar o Natal com a sua família.
    Aconselho todas as pessoas a ler este livro, porque faz-nos reflectir sobre o verdadeiro espírito de Natal.

    ResponderEliminar
  11. A minha mãe leu-me este livro quando era pequeno. Nessa altura, fiquei encanto, maravilhado com este livro. Mas, quando a minha professora nos disse para o ler e realizar uma ficha de leitura, o livro não surtiu o mesmo efeito de outrora. Apesar disto, aconselho-o a toda a gente, porque relata uma aventura, apesar de tudo, entusiasmante de um cavaleiro que se esforça para passar o Natal com a sua família.

    ResponderEliminar
  12. Ana Luísa Ribeiro 7ºA18 de janeiro de 2011 às 19:44

    Comecei a ler este livro com o objectivo de realizar uma ficha de leitura proposta pela Profª de Português. Achei uma história aventureira e criativa, apesar de ter algumas partes um pouco repetitivas, o que não impediu de ter uma opinião geral positiva. É uma história, essencialmente, baseada no Natal e que nos desperta não só o gosto pela aventura, mas também o espírito de família e de convivência. Aconselho a todos "O Cavaleiro da Dinamarca", mesmo que no início não achem muito interessante, pois vão ver que, no final da leitura, não se vão arrepender de o ter lido!

    ResponderEliminar
  13. Já tive a oportunidade de ler este livro quando era mais pequena, e agora voltei a lê-lo por sugestão da professora de português. Gostei de o ler, é interessante e educativo, pois nos ensina qual o verdadeiro espírito de Natal e de família.
    O vocabulário é simples e fácil de entender.
    Aconselho a leitura a todos os alunos, vão gostar, embora algumas partes sejam mais cansativas, mas vão gostar.

    ResponderEliminar
  14. Eu gostei deste livro, porque tem um tema muito interessante. Ele relata a passagem de um cavaleiro corajoso e aventureiro por vários países, porque queria visitar a gruta onde o Menino Jesus nascera. Mas a sua leitura é um pouco maçadora e cansativa, apesar do vocabulário ser simples e acessível.
    Aconselho este livro aos jovens que queiram ler obras de Sophia de Mello Breyner.

    ResponderEliminar
  15. Já li este livro e achei-o muito interessante. Sempre gostei dos livros de Sophia de Mello Breyner Andresen, por isso também gostei deste.
    A história fala das aventuras de um cavaleiro que vivia com a sua família na Dinamarca e que decidiu passar o Natal sem a família num local sagrado.
    O livro é muito giro e aconselho-o a toda a gente.

    ResponderEliminar
  16. Já li este livro quando era mais nova, e vou estudá-lo neste ano durante as aulas de Língua Portuguesa. Não me lembro muito da história pois já o li há muito tempo mas, sei claramente de que se trata e que é uma história muito emocionante. Lembro-me que chorei no final, devido à aventura pela qual o cavaleiro passou e conseguiu o que tanto desejava. Este livro é mais uma das obras da Sophia de Mello Breyner que aprecio imenso. Há algumas partes que cansam e aborrecem o leitor, mas são logo preenchidas por momentos de alegria.

    ResponderEliminar
  17. Na minha turma estamos a ler este livro para leitura orientada. Já o acabei de ler e achei-o muito nostálgico e "ao estilo de Sophia de Melo Breyner". Aprecio os livros desta escritora e acho que não são cansativos de ler e despertam constantemente a curiosidade do "o que é que vai acontecer a seguir?".Aconselho abertamente este livro, mesmo a alunos de 1ºciclo, pois é de compreensão fácil e é um livro elementar. Boas leituras!

    ResponderEliminar