sábado, 9 de abril de 2011

Livro do Mês - Outubro

História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar

de Luis Sepúlveda



Esta é a história de Zorbas, o gato, a quem uma gaivota vítima de uma maré negra confia o ovo que acabara de pôr, momentos antes de morrer. Zorbas promete-lhe então que não só criará a gaivota como também a ensinará a voar. Apesar de não ser tarefa fácil, Zorbas, que é um gato de palavra, vai cumprir o prometido, contando para isso com a ajuda dos seus amigos Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello, um bando de gatos capazes de enfrentar a vida dura do porto de Hamburgo onde habitam, mas nada vocacionados para adoptar uma indefesa cria de gaivota. Uma fábula extraordinária, para ser lida por miúdos e graúdos.

7 comentários:

  1. Renato Cerqueira 9ºA19 de outubro de 2010 às 14:38

    Ainda não li este livro, mas pelo que parece, sou capaz de o ler e depois comentar, claro!
    A história tem ar de ser interessante e ler é bom.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da história

    ResponderEliminar
  3. Maria Inês Oliveira 9º A23 de outubro de 2010 às 20:21

    Já li o livro a algum tempo, e adorei o seu conteúdo escrito nas suas simples páginas...Ao ler este livro reflecti sobre a necessidade de todos termos uma familia que nos ame tal como somos... com todos os nossos defeitos incluídos...Pai ou Mãe é quem cria com todo o amor que os filhos precisam, mesmo que estes não sejam do seu sangue... Esta é uma história inspiradora aos meus olhos que me fez reflectir sobre diversas coisas...

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente, já não me lembro muito bem da história. No entanto, lembro-me que quando a li achei imensa piada.
    A história está muito original e dá-nos uma lição de vida que devemos levar em conta. O gato acolheu a gaivota e acho que nós devemos de aplicar esta ideia no nosso dia-a-dia.
    Uma história para crianças que dá uma lição a todas as idades...

    ResponderEliminar
  5. já li este livro há algum tempo , para aí há um ano e , acho que é uma história muito interessante , pois dá-nos uma lição muito importante.
    O gato acolheu e tratou da gaivota como lhe tinha prometido quando a encontrara.
    Gostei também de ler esta história pois acho que é daqueles livros que lemos e cada vez temos mais vontade ler .

    ResponderEliminar
  6. Muito felizmente, já tive a oportunidade de ler este livro e sempre me dá vontade de ler mais uma vez, pois faz-me entrar na pele do gato Zorbas e imaginar como seria salvar alguém assim dessa maneira, como se fosse um pai.
    Esta é uma história com moral, com significado, que faz reflectir quem leia e, mais importante, quem saiba ler e goste de ler. A solidariedade e o amor por alguém nunca acaba quando o coração é grande e isso pode-se ver aqui neste livro e quando nos juntamos mais, então tudo se torna mais fácil.
    Este livro é acessível a qualquer idade e tem partes lúdicas, outras educativas, outras moralistas. Este, para mim, foi o melhor livro que já alguma li e o que li com mais gosto.
    Dou-lhe uma pontuação de 5 estrelas e aconselho toda a gente a ler este livro.

    ResponderEliminar
  7. Já li este livro, mas, infelizmente, já não me lembro muito bem, pois já o li à muito tempo. Porém, lembro-me que falava de um gato que tinha acolhido uma gaivota, e, que enquanto o lia divertia-me imenso.

    ResponderEliminar